Home
Alimentação X Saude da mente
Autoconfiança
Como emagrecer no inverno!
Compulsão,vício por doces!
Cuide-se!!! Dicas para ir até o seu objetivo!
Depressão
Diabetes e emoção
Emagrecer usando sua imaginação!
Laudo para cirurgia bariátrica
Live instagram
Livro Pense Magro - Judith Beck
Perguntas enviadas no @rejanesbrissa instagram
Somatização ou Doenças Psicossomáticas
Sono X saúde mente e corpo!
TAG - Transtorno de ansiedade generalizada!
Pensemagro
Depoimentos
Orientação on-line !
Pense Magro
Quem Somos
A profissional
História de Sucesso - Rejane Sbrissa
Tabelas
Obesidade
Cirurgia Bariátrica,quando o que se perde é mais que apenas peso.
O que é?
Você sofre de obesidade?
Obesidade Infantil
Obesidade na Adolescencia
Nutrição
Disturbios Alimentares
Você se Conheçe?
Auto Imagem
Fome Fisica x Fome Emocional
Como Emagrecer
Diabetes
Orientação Nutricional
Testes
Adolescentes
Pronto para Manter o Peso?
Sua Auto Imagem
Você se conhece?
Receitas Pense Magro
Fale Conosco
 
Depressão
Depressão...ela afeta a maneira como voce se sente,pensa e lida com atividades diárias como,dormir,comer,trabalhar e se relacionar consigo mesmo e com a vida,com as pessoas.
Para ser diagnosticado com depressão a pessoa tem que ter no minimo 15 dias de sintomas .
Depressão não é tristeza!!! A morte de um ente querido,perda de um emprego,fim de um relacionamento e etc,são experiencias dificeis,mas é totalmente normal nos sentirmos tristes. Normalmente em uma experiencia de luto,perda,ficamos tristes porém essa tristeza vem em ondas ,misturadas a acontecimentos bons,lembranças boas. A tristeza é pontual,tem a ver com o fato e não com sua vida toda.
Na depressão,o humor e  desinteresse por qualquer coisa diminui,mesmo o que te fazia bem e deixava feliz,não faz mais.
na tristeza,no luto, a autoestima é preservada,na depressão os sentimentos de inutilidade,desvalia,autoaversão são muito comuns.
A depressão não tem uma unica causa,são um componente de varios fatores,sempre!!
Os quarto principais fatores de risco como  causas pra uma depressão são: 
Genéticos: de 30% a 70% ,porém a genética
não determina que a depressão se instalará, é um gatilho,que pode ser ativado ou não conforme a pessoa cuide de sua saude fisica e mental durante a vida.
Eventos Estressores: perdas na infancia,estresse diário,como o transito nas grandes cidades por exemplo, privação de sono ( sono ruim,falta de descanso do cerebro)
Atividades diárias e substancias tóxicas: medicamentos como corticóides,antibióticos,antiinflamatórios,uso de drogas ilicitas,alcool em excesso,são possiveis gatilhos que podem,conjuntamente com outros fatores,levar alguem a depressão.
Alimentação ruim,inflamatória pro organismo,como muito açucar,carboidratos simples,óleos ruins,frituras,alimentos suerprocessados,fazem com que seu organismo tenha deficiéncias de vitaminas e hormônios,faltando  nutrientes no cerebro também,fraqueza no corpo e,assim,juntamente com outros fatores,levar a depressão.E,Alterações cerebrais,diminuição das conexões entre neuronios,alteração nos neurotransmissores,causando maior sensibilidade a dor fisica,menor motivação,menor sensação de prazer...
O quadro depressivo é uma combinação de fatores e causas!
A depressão pode afetar pessoas de qualquer idade e,até mesmo pessoas que parecem viver em circunstancias relativamente ideais ( boa situação financeira,familia unida,etc)
As fases mais importantes em que ocorrem um numero maior de depressão,são nas grandes mudanças que passamos na vida.A adolescencia é uma delas,mudanças no corpo,hormonais,escolha de profissão...a baixa estima,conflitos familiares,perdas afetivas,fracasso escolar são alguns sintomas que associadas ao estresse emocional podem colocar os jovens na trilha da depressão.
Sintomas comuns da depressão: 
Auto isolamento
Desorganização (pela falta de energia)
Dificuldade com os auto cuidados (levantar,tomar banho,se vestir,etc)
Sono ruim, hipersonia (dormir em excesso mas sem se sentir descansado) ou insonia.
Alimentação ruim...ou come em excesso,causando obesidade ou,fica sem comer ,não tem vontade.
Desmotivação, sem interesse por nada!
Fuga de problemas,mente lenta,não consegue pensar em saidas para seus problemas.Sente-se impotente,devastado.
Culpa e auto ódio, baixa estima,baixa auto imagem.
vivem com medo,pensamentos catastróficos,coisas terriveis podem acontecer a todo momento em sua mente. Auto sabotagem, recusa oportunidades boas,coisas positivas.
Pensamentos de morte ou suicidio
Dores de cabeça constantes,problemas digestivos
Lembrando que varios sintomas persistentes,além do humor baixo,são nescessários para o diagnóstico.
Tratamentos:
Medicamentoso,procurar um psiquiatra,que vai trtar com antidepressivos. Estes demoram de 14 a 30 dias para realmente fazerem o efeito desejado,então é importante insistir e tomar a medicação corretamente,sem desistir nos primeiros dias por,talvez,não estar vendo melhora significativa e,não parar o remédio por conta própria,sempre com ajuda do psiquiatra.
Tratamento psicoterápico ,com um psicólogo especializado,a psicoterapia cognitiva comportamental tem sido a mais usada em casos de depressão pela sua maior eficácia comprovada.
Quanto mais cedo começar a tratar de uma depressão,mais eficaz!
A avaliação histórico médico-familiar,fatores culturais,ambientaise sintomas especificos serão levados em consideração para um bom diagnóstico. Não ha duas pessoas afetadas pela mesma forma,o tratamento é individual .
A depressão tem recaida de 50% dos casos. Após a primeira crise...e,esta chance de reincidencia aumenta a cada recaída,a cada nova crise. Por isso os auto-cuidados,as informações sobre a doença são muito importantes.
Prevenção:
Fique atento a si,seus sentimentos,comportamentos,mantenha a psicoterapia,se tiver tomando medicamentos não pare sem conhecimento e ajuda de seu médico,exercite-se!!Evite o alcool ( é depressor) ,mantenha atitude de gratidão,emoções positivas como amor,alegria,contentamento,faça coisas boas pra voce,coisas que te fazem bem,como ouvir sua musica predileta,se gostar,auto estima,auto conhecimento!
Como ajudar alguem com depressão:
Informe-se sobre a doença
Ouça a pessoa sem julgamento
Entenda o tratamento,não é frescura...a dor da pessoa é real!
Ajude ativamente ,ou seja...se disponha a fazer algumas tarefas por ele como,ir buscar um filho na escola,ir a farmacia comprar o que a pessoa precisa...não adianta falar - Se precisar de algo me liga!! A pessoa não vai ligar,não vai fazer,não tem energia pra nada.
A pessoa não é depressiva,ela está depressiva...não é a personalidade dela.
Evite a culpa! Não diga a ela que ela não esta se esforçando,não esta se ajudando...que ela não valoriza o que vc faz por ela e etc.
Ofereça esperança...ela esta se tratando,vai sair dessa!
Procure ajuda própria se sentir que não está dando conta de conviver,cuidar de alguem com depressão. Converse com um psicólogo,com o médico da pessoa.
Cada quadro tem seu ritmo de melhora...importante é não desistir!

 
 
 
 
Pense Magro - pensemagro@pensemagro.com.br - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Tudonanet