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Sono X saúde mente e corpo!
O sono é um dos pilares para uma vida saudavel!
Uma pessoa adulta ,a partir dos 18 anos de idade ,precisa em média de 6hs a 8hs de sono por dia, ou seja, passamos cerca de 1/3 da nossa vida dormindo e ,isso não é ao acaso, pois é o momento onde fazemos um reparo mental, cerebral ,fisico ,metabólico e hormonal em nosso organismo.
Que nota ,de 0 a 10,voce daria ao seu sono? 
Voce acorda se sentindo cansado, fatigado ,bocejando muito ,sonolencia excessiva ,irritado sente-se sem energia? Provavelmente voce não esteja dormindo com a qualidade de sono que seu organismo precisa para se reparar e,dormir bem é tão essencial como uma alimentação saudavel e a pratica de exercicios fisicos.
Quando voce tem insonia constante ou,pega no sono com facilidade mas após poucas horas começa a acordar varias vezes durante a noite ,vocé sabe que tem um problema de sono ,mas ha pessoas que tem facilidade em pegar no sono e manter o sono até o dia seguinte pela manhã mas ,mesmo assim, acordam sem disposição ,reclamando,mau humor  e, não imaginam que tenham problemas de sono , afinal, dormiram a noite toda!...isso ocorre porque não é exatamente quantas horas dormidas é o importante mas, a qualidade do seu sono.
Um sono ruim irá prejudicar sua memória,seu processo de cognição , sua produção metabólica ,gerar tendencia a engordar ( pessoas que não dormem bem além de tudo,costumam se levantar pra comer)  ,aumentar as taxas de gordura e taxas de glicose no organismo ,afetar sua pressão arterial causando maior risco de acidentes cerebrais ,impotencia sexual, sindrome do panico, entre outras.
Então, se a sua privação de sono de qualidade  é constante,vai impactar no mal funcionamento do seu sistema imunológico, Sistema nervoso central, sistema respiratório, sistema digestivo e cardiovascular.
E o que fazer para melhorar seu sono?
Procure uma rotina que te faça desacelerar...prepare-se para dormir.
Se vc vai dormir as 23hs,por exemplo...comece a se preparar as 19hs, não assistir programas de TV violentos ,noticias ruins dos telejornais ,ouça musicas de baixo bit ,suaves ,deixe uma luz mais baixa no quarto ,lembre-se que a melatonina ,hormonio que nos ajuda a relaxar e ter qualidade de sono,é produzida em ambientes escuros,luz baixa, tome um banho relaxante,faça uma alimentação leve a noite ,não jante muito tarde, aprenda uns exercicios de respiração,uma meditação guiada,tome um chá de melissa ,ou outras ervas calmantes.
Invista em suas 6hs a 8 horas de sono, dormir não é perda de tempo ,trate seu sono com o devido valor!!!
Um sono de qualidade beneficia seu coração ,mente e corpo!


 
 
 
 
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